A evolução acadêmica e o mercado de trabalho

Nos dias de hoje, vivemos com as possibilidades de conquistar um espaço no mercado de trabalho cada vez mais distante. O mundo e as pessoas estão evoluindo, por este motivo as necessidades são outras, as pessoas precisam ter capacidade de adquirir informações com rapidez. Por isso, estudar ainda é a maior ferramenta para se sair bem. Embora tenhamos uma redução na proporção de pessoas menos instruídas e de aumento das de nível de ensino mais elevado, infelizmente, a evasão escolar ainda tem altos índices em nosso país, se levarmos em consideração o individuo que entra na educação infantil e termina o doutorado.

Pois, doutorado não é apenas para aqueles que fizeram medicina e tem um CRM, ou advogados com OAB, mas também, e inclusive, para aqueles que já obtiveram títulos acadêmicos suficientes como é o caso de latu sensu (especialização/MBA) e stricto sensu (mestrado), para poder chegar a este nível de ensino. O grau acadêmico de doutor é o mais elevado dos sistemas de ensino superior e visa a comprovar a capacidade do seu titular em desenvolver investigação num determinado campo da ciência. Lembrando que, nem todo médico possui doutorado, bem como os advogados. 

No Brasil, temos a Educação Básica que é dividida em três fases que são educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e, o Ensino Superior dividido em graduação e pós-graduação. Os formandos do ensino médio e das universidades não podem contar apenas com o diploma e precisam se aperfeiçoar constantemente se almejam um lugar no mercado de trabalho. Para atender esta demanda, existem além dos cursos de pós-graduação, os cursos livres de capacitação, qualificação e aperfeiçoamento. Não tem como fazer uma faculdade ou curso técnico e estacionar o seu conhecimento com o que se aprendeu lá. O mercado de trabalho é dinâmico e gira em torno de profissionais dinâmicos e atualizados.  

Texto desenvolvido por:
Coordenação de Educação Básica: Infantil, Fundamental, Médio e Técnico; Coordenação de Ensino Superior: Graduação, Pós-Graduação e Extensão.